Nacional

Moçambicanos com risco de contrair cegueira vão beneficiar de tratamento

2015-09-02 09:34:16 (UTC+01:00)

O MISAU irá beneficiar, com tratamento de saúde gratuito, em torno de dois milhões e meio de pessoas em risco de contrair cegueira no país.

Os beneficiários são de diversas faixas etárias com sinais de tracoma, uma doença que afecta o olho. A campanha será realizada em apenas quatro províncias do país consideradas mais vulneráveis e consistirá na administração de pomadas, xaropes e comprimidos próprios para a visão.

Segundo noticia hoje o portal online do O País, a campanha irá decorrer em duas fases, a campanha vai abranger as províncias de Nampula, com 1 376 mil casos; Zambézia, com 815 mil, Cabo Delgado, com 622 mil; e Manica, com 193 mil.

Segundo as autoridades, se estas pessoas - mais de três milhões - não forem tratadas a tempo, correm o risco de ficar cegas por toda a vida.

A primeira fase deverá decorrer entre os dias 14 a 18 destes mês, na província de Cabo Delgado, onde está previsto o tratamento de pouco mais de 600 mil pessoas, e também na província de Manica, onde se prevê abranger cerca de 200 mil vítimas de tracoma. [FI]