Nacional

Moçambicanos na África do Sul pedem prorrogação de tramitação de BI’s

2015-08-17 10:42:03 (UTC+01:00)

A comunidade moçambicana na África do Sul, considera relevante não só a dilatação da tramitação de Bilhetes de Identidade, como também a rápida expansão para outras regiões do continente de modo a beneficiar mais pessoas.

MAPUTO - Falando ao “Noticias” o cônsul-geral de Moçambique em Joanesburgo, Damasco Mathe, referiu que a expectativa é que o processo continue a ser implementado e estendido para mais áreas onde a comunidade moçambicana se faz presente, de modo a que possam ser contemplados pela troca dos documentos analógicos pelos biométricos.

Mathe sublinhou que o pedido dos moçambicanos surge poucos meses antes da retirada da circulação do passaporte analógico, em cumprimento das normas da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).

Segundo normas desta organização, a partir do dia 24 de Novembro apenas serão aceites passaportes e outros documentos de viagem se forem na versão biométrica.

Mathe referiu que as regiões de Gauteng e North West são as que neste momento apresentam um número considerável de moçambicanos que aguardam pela sua vez para a troca de documentos.

De há meses para cá, brigadas conjuntas da Direcção de Identificação Civil e da Migração moçambicanas têm estado a emitir aqueles dois documentos biométricos na África do Sul a mineiros, trabalhadores agrícolas e outros cidadãos moçambicanos ali residentes.[OD]