Nacional

MOÇAMBIQUE – TANZANIA : alargado período de permanência em cada país

2015-05-18 05:17:49 (UTC+01:00)

Os governos de Moçambique e da República Unida da Tanzânia assinaram este domingo uma emenda ao Acordo de Isenção de Vistos em passaportes diplomáticos, de serviço e normais, que alarga para 90 dias.

MAPUTO - O acordo foi rubricado em Dar-es-Salaam, capital económica da Tanzânia, no final do encontro entre os respectivos Chefes de Estado, Filipe Nyusi e Jakaya Kikwete respectivamente, que marcou igualmente o arranque da primeira visita oficial do estadista moçambicano e terá a duração de três dias.

O Ministro moçambicano do Interior, Basílio Monteiro, e titular da pasta dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Tanzânia, Bernanrd Membe, foram as entidades dos dois governos que rubricaram a emenda que passa a nortear a essência do acordo de isenção de vistos.

Segundo Monteiro, a emenda tem por objectivo tornar mais fluida a cooperação, através da facilitação da livre circulação de pessoas e bens de ambos os países porquanto há um entendimento nesse sentido a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e o acordo que já existia corporiza esse desiderato.

“O acordo contribuirá para incrementar as trocas comerciais entre os dois países. Sabemos que as populações das províncias de Cabo Delgado e Niassa estão muito próximas da Tanzânia e há populações do lado tanzaniano muito próximas dessas províncias”, disse Monteiro, apontando, a título de exemplo, a Ponte da Unidade que, no seu entender, viabilizará esse fluxo comercial, o trânsito e, por conseguinte, os benefícios mútuos aos países.[MCM]