Nacional

Moçambique celebra hoje 23 anos de paz

2015-10-04 05:32:09 (UTC+01:00)

O país celebra, hoje, vinte e três da Assinatura do Acordo Geral de Roma, que pós fim dezasseis anos da guerra civil em Moçambique

MAPUTO - As cerimónias centrais do Dia da Paz serão dirigidas pelo Presidente da República, Filie Nyusi.
Entretanto, a comunidade de Santo Egídio e o Conselho Islâmico de Moçambique no Niassa apelam ao entendimento entre o governo e a Renamo com vista ao alcance de uma paz efectiva no país.

A vontade foi expressa este sábado no programa linha directa que abordou sobre os ganhos e desafios da manutenção e consolidação da paz no país.

Abdala Omar, do Conselho Islâmico de Moçambique no Niassa, e Adolfo Viliquiua da Comunidade de Santo Egídio, disseram que é necessário cultivar um diálogo profundo e que a violência não deve continuar a ser um instrumento político no país.

Entretanto, a data é celebrada numa altura em que o país vive momentos de tensão político-militar, sobretudo na região centro de Moçambique, onde em alguns pontos tem sido nos últimos dias, palco de fortes confrontos militares entre as Forças de Defesa e Segurança e homens armados da Renamo, que já obrigaram milhares de famílias a abandonarem as suas residências a procura de um local seguro. [OD]