Nacional

Moçambique deve apostar na produção agrícola

2015-09-10 10:09:05 (UTC+01:00)

O presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Rogério Manuel, declarou, ontem, na abertura do Fórum de Empresarial de Agronegócio, em Gondola que a frágil produção agrícola coloca o país vulnerável a choques externos.

MAPUTO-Para o PCA da CTA é necessários que existam políticas estatais que incentivem o financiamento agrário em condições adequadas ao setor considerando que a desvalorização do metical impõe uma cultura de produção e a disponibilidade de comida, considerando intrigante o potencial agrícola de Moçambique e a fraca produtividade.

"A derrapagem do metical nos últimos meses deste ano, impõe-nos a necessidade de aumentarmos a produção e produtividade nacional de bens e serviços e consequente aumento da disponibilidade de bens para o consumo doméstico e para exportação", declarou Rogério Manuel.

Rogério Manuel, citado pela LUSA, considerou importante a existência de "uma ligação ecfetiva entre as zonas de produção e de consumo do pouco que já se produz", justificando que aquele encontro como uma forma de se despertar o interesse na potencialidade agrária de Moçambique, explorar ligações entre moçambicanos, além de se estabelecer parcerias que promovam o ramo. [FI]