Nacional

Moçambique e Coreia do Sul trocam recursos

2015-07-03 13:59:42 (UTC+01:00)

Os dois países possuem economias diferentes e pretendem valorizar e trocar os vastos recursos que possuem. Moçambique tem recursos naturais e a Coreia do Sul tecnologias.

MAPUTO- Para tornar viável a intenção, o gigante asiático tecnológico assinou, ontem, na cidade de Maputo, um memorando de entendimento com o Fundo de Energia (Funae).

De acordo com o país, o memorando desta quinta-feira vai permitir que a potência asiática transfira tecnologias de ponta para o país.

A Coreia do Sul mostrou disponibilidade para formar quadros moçambicanos em matérias de energia no país e além-fronteiras, bem como para implantar tecnologias que permitem levar energia eléctrica a mais pessoas, nas zonas rurais, onde a rede de distribuição pública não chega.

O vice-ministro da Indústria e Comércio, Omar Mithá, considera que este é o momento de o país aproveitar a vasta experiência da Coreia na área electrónica, na indústria automóvel e outras tecnologias de ponta.

“Acho, que há aqui complementaridade. Nós temos outros tipos de recursos que exigem tecnologias de ponta, nomeadamente o gás, mas também temos recursos agrícolas que, acrescentando-lhes valor, poderão servir para abastecer os mercados asiáticos”, disse Omar Mithá. [FI]