Nacional

Moçambique ocupa décima posição no mundo em casamentos prematuros

2015-07-11 08:45:33 (UTC+01:00)

Em termos de casamentos prematuros, Moçambique ocupa a décima posição no mundo facto que concorre para o aumento das infecções pelo HIV.

MAPUTO - Segundo o último inquérito demográfico e de saúde, os casamentos prematuros afectam uma em cada duas raparigas menores de dezoito anos de idade.

O facto foi dado a conhecer esta quarta-feira no parlamento, durante o informe do gabinete Parlamentar de Prevenção e Combate ao HIV/Sida.

A deputada Beatriz Guala, que é igualmente relatora daquele gabinete parlamentar, diz que foi proposta a formaçào d eprofessores, em matéria de saúde sexual e reprodutiva, de modo a transmitir os conhecimentos aos estudantes.

Garantir que os programas sobre a saúde sexual e reprodutiva nas comunidades, difundidos para aqueles que estão fora do sistema formal de educação, tenham a mesma qualidade em termos de programas difundidos nas escolas.

No ano passado, mais de dois mil pacientes abandonaram o tratamento anti-retroviral, situação considerada preocupante.

Segundo Beatriz Guala, com vista a assegurar a retenção dos referidos pacientes nos serviços de TARV e minimizar a ocorrência de abandono, estão em curso acções de apoio psico-social de distribuição da cesta básica e incentivo à criação de grupos de apoio à adesão comunitária.

A província de Gaza figura como a região do país com mais casos de prevalência do vírus do Sida.

Dados numéricos indicam que em 2014, cerca de duas mil pessoas morreram vítimas do Sida no país.[OD]