Nacional

Moody's elogia governo por ter pago parte da divida da Ematum

2015-10-05 06:22:44 (UTC+01:00)

O Governo moçambicano, foi elogiado este domingo, pela revista Moody's, por ter conseguido pagar parte da divida, da polémica Empresa Moçambicana de Atum (Ematum).

MAPUTO – “Este pagamento, que cobre 77 milhões de dólares e mais 27 milhões de juros, é positivo para a análise do crédito soberano porque os pagamentos atempados e na totalidade mostram o empenho do Governo em honrar as suas obrigações financeiras e dissipam algumas dúvidas e incertezas criadas pelas mensagens confusas do Governo sobre a gestão da sua dívida”, refere a Moody's, numa nota citada pela Lusa.

Em causa está o pagamento da primeira tranche de um empréstimo total de 850 milhões de dólares contraídos em Setembro de 2013 pela Ematum, com aval do Estado, a que se seguiram resultados negativos, nomeadamente perdas de 25,3 milhões de dólares em 2014, que foi o primeiro ano de actividade da empresa.

A análise da Moody's acontece poucos meses depois de o Governo ter dito, a 18 de Junho, que pretendia reestruturar a dívida da Ematum, tendo posteriormente, o Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, referido que o Executivo iria honrar as condições iniciais acordadas com os financiadores.

A Moody's criticou recentemente a empresa por causa das incertezas sobre a capacidade da Ematum melhorar a sua posição financeira.[OD]