Nacional

Mundo comemora hoje Dia da Democracia

2015-09-15 08:42:05 (UTC+01:00)

Comemora-se hoje em todo o mundo o Dia Mundial da Democracia, numa altura é que o país está fragilizado pelos confrontos militares protagonizados pela Renamo.

A data foi lançada a 15 de Setembro pela Assembleia Geral das Nações Unidas e é comemorada este ano sob o lema “Mobilizar os Jovens para a Democracia”, onde são destacados os desafios e as oportunidades do envolvimento dos jovens nos processos democráticos.

De acordo com a página da ONU, pessoas entre os 15 e os 25 anos constituem um quinto da população mundial. Nos países em desenvolvimento, os números são ainda maiores, com a maioria dos jovens atualmente a viverem em países de baixo ou médio rendimento.

No entanto estudos demonstram um declínio no interesse dos jovens em assuntos políticos, diminuição dos níveis de participação nas eleições, partidos políticos e organizações sociais em todo o mundo. Isto aplica-se tanto a democracias maduras como emergentes.

No âmbito das comemorações desta data o Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon deixou ficar uma mensagem para o jovens de todo o mundo, incentivando esta camada a assumir o controlo do próprio destino.

“Traduzam os vossos sonhos num melhor futuro para todos. Para contribuírem e construírem melhores sociedades democráticas. Trabalhem em conjunto, usem a vossa criatividade e tornem-se arquitectos de um futuro que não deixa ninguém de parte. Ajudem o nosso mundo a tomar um caminho em direção a um futuro melhor.” [FI]