Nacional

Munícipes de Maputo sem água

2015-10-01 14:41:45 (UTC+01:00)

A cidade capital e arredores estão desde ontem a sofrer com oscilações no fornecimento de energia elétrica, e hoje, os moradores de Maputo ainda não viram a água a jorrar nas suas torneiras.

MAPUTO-A equipa da folha de Maputo, saiu a rua e visitou algumas zonas afectadas pelo corte no fornecimento de água, para apurar dos moradores como estão a passar este dia e os meios alternativos que encontraram para “driblar” esta situação.

No bairro do Alto-maé falamos com Anatércia que no momento que a interpelamos encontrava-se desesperada pois segundo ela, andava a procura de água desde que o sol raiou e todas as suas tentativas fracassaram, a cidadã confessou a nossa equipa que não sabia o que fazer porque as poucas reservas que tem não irão aguentar até ao final do dia de hoje.

Já no famigerado bairro da Mafalala, vizinho do Alto-maé, a situação não é muito diferente, era possível ver pessoas com baldes e bidões de água, uns vazios e outros cheios, sendo transportados na cabeça ou nas mãos.

Vimos Fátima com uma expressão de fadiga misturada de alívio, isso porque apesar do cansaço ela havia conseguido um pouco do precioso liquido, para usar em sua casa “não fui a escola hoje, tive que ficar para procurar água com as minhas irmãs e estou feliz porque já temos um pouco de água”.

Para os moradores dos prédios a situação é ainda mais caótica, pois para estes fica ainda mais difícil subir com bidões escadas acima “ no nosso prédio não temos tanques de reserva de água é complicado subir e descer mesmo sem carregar nada imagine ter que fazer essas voltas carregados eu só espero e a situação seja resolvida até amanhã porque é realmente complicado”, disse o morador. [FI]