Nacional

Nampula: Instaurados 18 processos crimes contra traficantes de albinos

2015-10-14 07:27:10 (UTC+01:00)

Dezoito processos contra indivíduos envolvidos em crimes de tráfico de pessoas com falta de pigmentação (albinos), foram instaurados pela Procuradoria Provincial de Nampula.

MAPUTO - Segundo Jornal Notícias, quatro casos são de violação de túmulos, e já foram remetidos ao Tribunal Judicial Provincial, tendo sido julgado um. Os outros 14, que têm a ver com tráfico de pessoas, três já foram remetidos ao Tribunal. Destes, um foi pronunciado.

Segundo Cristóvão Mondlane, porta-voz da Procuradoria Provincial de Nampula, dos 18 processos instaurados em quatro houve vítimas mortais e três desaparecidos. Em seis casos reportados os criminosos não tiveram sucesso e um em que o objectivo era o corte de cabelo.

Como medidas preventivas, Mondlane explicou que a Procuradoria Provincial está a realizar palestras nas comunidades como forma se sensibilizar as pessoas a serem vigilantes e denunciar os criminosos para que sejam responsabilizados. Igualmente, como referiu, estão a ser levados a cabo debates nas rádios comunitárias, em parceria com o Instituto de Comunicação Social, para que a mensagem abranja a todas as comunidades, sobretudo nas zonas onde se tem registado grande parte destes casos.

“Também reactivámos os grupos de referência contra o tráfico de pessoas e estamos a efectuar visitas aos familiares que têm membros portadores de albinismo para passarmos a mensagem sobre os cuidados a tomarem”, disse o porta-voz da Procuradoria Provincial de Nampula. [OD]