Nacional

"Ninguém vos pode enganar para fazer guerra" Nyusi

2015-07-30 07:08:39 (UTC+01:00)

O Presidente de República, Filipe Nyusi, apelou a que a província de Tete, palco de recentes confrontos entre forças do governo e da Renamo, não se torne num "centro de treino para confusões".

MAPUTO- A Renamo, mantém uma das suas principais bases militares na província, o que, segundo a Agência de Informação de Moçambique (AIM), viola o acordo de 2014 entre o partido de Dhlakama e o Governo, que previa a desmilitarização do movimento.

Um dos últimos confrontos entre homens armados da Renamo e as forças governamentais, que se têm repetido sobretudo no norte da província de Tete, terá ocorrido na última sexta-feira, no distrito de Moatize.

Falando num comício que organizou em Manje, sede do distrito de Chiuta, em Tete, o Presidente condenou os ataques e defendeu o fim dos conflitos na província, apelando para que a população não permita "que alguém saia do seu distrito para vir fazer guerra aqui em Tete".

"Tete quer paz, ninguém vos pode enganar para fazer guerra", acrescentou, citado pela AIM.

O ataque de sexta-feira causou a fuga de cerca de 100 pessoas, que se refugiaram no Malawi, país fronteiriço com a província. [FM]