Nacional

Novo fenómeno mundial de serviço de táxi está a caminho de Maputo

2015-06-29 15:34:31 (UTC+01:00)

Este novo serviço que irá concorrer com os táxis tradicionais é denominado, Uber, e esta prestes a ser introduzido nos países vizinhos da Africa do Sul, onde o serviço já é um sucesso.

Qualquer cidadão que queira fazer o serviço de motorista e tenha uma viatura que se enquadra nos requisitos da empresa Uber poderá usar esta plataforma como um "ganha-pão".

De facto o Uber é um aplicativo que facilmente é baixado para o celular de qualquer pessoa e onde através de um processo de cadastro qualquer pessoa que queira pode-se tornar num colaborador ou motorista. A empresa, oferece uma alternativa mais barata aos tradicionais táxis, através de uma aplicação para "smartphones".

O aplicativo permite ao utilizador ver que viaturas da Uber estão na zona onde o transportado está e em quanto tempo estará no local para recolher o mesmo.

Simultaneamente o aplicativo também indica quanto custará a corrida ou viajem, uma vez contratado o serviço o transportado é levado até ao destino desejado e o valor é descontado por exemplo através da plataforma de cartão de crédito ou de plataformas como o m-pesa.

A corrida é sempre mais barata que a tabela do táxi e do valor pago a Uber fica com 20% e o motorista com 80%. O serviço é simples e deverá levar a extinção do serviço de táxis ou de Txopelas licenciados uma vez que sendo este um serviço entre privados e pela Internet não será fácil as autoridades monitorarem e controlarem a sua actividade. [FI]