Nacional

Nyusi discursa hoje no Parlamento tanzaniano

2015-05-19 09:09:10 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, discursa hoje no Parlamento tanzaniano, no último dia da visita de Estado que realiza a este país a convite do seu homólogo tanzaniano, Jakaya Kikwete.

Dodoma- Embora se desconheça o teor da comunicação que o Chefe do Estado vai apresentar na assembleia nacional da Tanzania, acredita-se que Filipe Nyusi vai falar sobre a situação política e socioeconómica que Moçambique vive neste momento, no quadro do novo ciclo de governação iniciado com a tomada de posse do novo Governo saído das eleições gerais de 15 de Outubro de 2014.

O Chefe do Estado deverá abordar igualmente, na sua comunicação, a cooperação entre os dois países em vários domínios. O Parlamento da República Unida da Tanzania funciona na capital política do país, a cidade de Dodoma.

Ontem, segundo dia da visita que efectua à Tanzania, o Presidente da República participou, em Dar-es-Salaam, do fórum de negócios Tanzania-Moçambique e escalou o centro de relações internacionais Tanzania-Moçambique. Reuniu-se com a comunidade moçambicana residente na Tanzania e deslocou-se à ilha de Zanzibar, onde foi recebido pelo Presidente do Governo local, Ali Mohamed Shein, que o obsequiou com um almoço oficial em sua honra no palácio presidencial.

O Chefe do Estado reuniu-se, de seguida, com os moçambicanos residentes em Zanzibar, encontro no qual asseguraram ao Presidente da República que estão unidos e prontos para dar o seu contributo ao desenvolvimento do país. [FM]