Nacional

Nyusi prepara nova ronda de contactos com a oposição

2015-06-12 14:40:23 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou hoje a preparação de uma nova ronda de contactos com os partidos de oposição, numa fase em que a Renamo ameaça tomar pela força os governos provinciais no centro e norte do país.

MAPUTO- "Estamos a preparar mais uma volta de consultas com todos os intervenientes da paz em Moçambique", disse Filipe Nyusi, durante a cerimónia, hoje em Maputo, de celebração de 40 anos do estabelecimento de relações diplomáticas de Moçambique com o mundo.

Sem mencionar a Renamo, Nyusi reiterou a sua disponibilidade para se encontrar com os líderes da oposição e representantes da sociedade civil, "com vista a dar prosseguimento a um diálogo orientado para resultados concretos no domínio da consolidação da paz".

A Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, anunciou ontem que vai forçar a criação das autarquias provinciais no centro e norte do país, através da criação de uma polícia e da redistribuição do seu efectivo militar.

José Manteigas, porta-voz da V sessão do Conselho Nacional da Renamo, disse que o quórum reunido na cidade da Beira aprovou a criação, "a bem ou a mal", das autarquias provinciais, incluindo o uso da ala militar do partido, que será redistribuída para responder a eventuais ataques do Governo. [FM]