Nacional

Obras da EN4 decorrem a bom ritmo

2015-05-22 13:39:44 (UTC+01:00)

As obras de reabilitação da secção 18 da Estrada Nacional Número Quatro (EN4) estão a decorrer dentro dos prazos acordados com o empreiteiro, devendo estar concluídas nos próximos dias.

MAPUTO - Segundo avança AIM, as intervenções nos primeiros três quilómetros do troço, entre o bairro de Mahlhampsene e o cruzamento da Mozal, consistem na reciclagem da antiga base através da colocação de outra mais nova, em asfalto, sobre a da qual será colocada outra camada, com 45 milímetros de espessura.

As obras decorrem apenas no período nocturno, das 18h00 às 06h00 horas, visando a permitir o fluxo normal do tráfego, que é intenso durante o dia. Durante as noites é adoptado o sistema de concessão alternada de prioridade de passagem, conhecido por “Stop and Go”, por forma a conciliar o decurso dos trabalhos com a circulação de veículos.

”Neste momento, as intervenções decorrem num troço com apenas duas faixas de rodagem, uma ascendente e outra descendente, razão por que foi preciso adoptar o trabalho nocturno para minimizar constrangimentos”, explica Fenias Mazive, Director do Centro de Manutenção da TRAC em Maputo.

Quando as obras alcançarem o cruzamento da Mozal, o trabalho, segundo um comunicado de imprensa da TRAC, voltará a ser feito também no período diurno, e reduzir-se-ão as restrições ao tráfego uma vez que estarão disponíveis quatro faixas de rodagem, duas em cada sentido, sendo possível trabalhar em uma mantendo a outra aberta à utilização. [OD]