Nacional

Oldemiro Baloi: Políticos usam militares para desestabilizar Guiné-Bissau

2015-08-17 11:16:55 (UTC+01:00)

O Ministro dos Negócios estrageiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, afirma que, os militares Guineses, foram sempre usados pelos políticos na instabilidade que se instalou no país, desde o passado.

"A verdade é que essa tese (de os militares da Guiné-Bissau serem instrumentalizados pelos políticos) parece provar hoje a sua validade, uma vez que os militares, desde que aconteceram as eleições no ano passado e houve um diálogo e lhes foram dadas perspectivas, estão quietos", considerou Oldemiro Baloi.

Oldemiro Baloi, manifestou-se no fim-de-semana, mostrando-se muito preocupado com a situação na Guiné-Bissau, imputando ao ego dos políticos guineenses a responsabilidade pela crise.

"Moçambique olha com muita e muita preocupação", afirmou Baloi, citado pelo diário Notícias, falando em Gaberone, capital do Botsuana, onde se encontra a participar na 35ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O chefe da diplomacia moçambicana acusou alguns políticos bissau-guineenses de sobreporem os seus interesses pessoais aos do povo, realçando que a política é para servir e não para se servir dela.

"Aqui, não vou entrar em detalhes mas, de facto, é uma situação muito triste que os egos das pessoas se sobreponham aos interesses de um país sofrido. É bastante lamentável, mas sabemos onde está o problema", realçou Oldemiro Baloi. [FI]