Nacional

ONU: Moçambique ocupa uma posição privilegiada em igualdade do género

2015-11-08 04:42:18 (UTC+00:00)

A Organização das Nações Unidas, ONU, diz que Moçambique ocupa uma posição privilegiada, em matéria de igualdade do género e empoderamento da mulher.

MAPUTO- A ONU aponta os sectores da educação, participação política e o acesso das mulheres aos serviços de saúde, como as áreas que colocam Moçambique num lugar de destaque, a nível mundial.

A representante da ONU-Mulher em Moçambique, Florence Raes, diz que o desafio do país é facilitar a inserção feminina no mercado de trabalho.

Segundo Raes, deve-se trabalhar sobre as barreiras que as raparigas enfrentam, em termos de maior e melhor acesso ao mercado de trabalho e participação feminina no nível local.

Florence Raes diz ainda que o governo e a sociedade moçambicana devem trabalhar para acabar com a violência, de todos os tipos, contra mulheres e raparigas.

A representante da ONU-Mulher em Moçambique falava esta sexta-feira em Maputo, à margem de um seminário sobre o género e desenvolvimento, no âmbito da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

A Presidente do Grupo das Mulheres Parlamentares de Moçambique, Francisca Domingos, diz que o encontro vai capacitar as participantes em matérias ligadas ao género. [FM]