Nacional

PIB cresce 5,9 por cento no primeiro trimestre

2015-07-06 08:14:36 (UTC+01:00)

O Produto Interno Bruto (PIB), a preços de mercado, apresentou nos primeiros três meses deste ano uma variação positiva de 5.9% quando comparado a igual período de 2014.

MAPUTO - Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o desempenho da actividade económica no primeiro trimestre de 2015 é atribuído em primeiro lugar ao sector secundário, que cresceu 8.2%, com maior destaque para os ramos da electricidade, gás e água, com um crescimento conjunto de 12.6%.

O sector primário ocupa a segunda posição, com um crescimento de 7.7%, uma evolução que, segundo o INE, foi ditado pelo ramo da indústria extractiva, que registou uma variação positiva de 16.6%.

Segundo o “Notícias”, o sector terciário também teve uma realização positiva (4.9%), mercê do ramo da indústria da restauração, com 9.1%.

Segundo o INE, a agricultura, pecuária, caça, silvicultura, actividades relacionadas e pesca foram os ramos com maior participação na economia, com um peso no PIB de 22.7%, seguido pelos ramos dos transportes, armazenagem, actividades auxiliares dos transportes e informação e comunicação, com uma contribuição conjunta de 13.7 %.

A terceira posição é ocupada pelo ramo do comércio e serviços de reparação, com 10.4%, seguido pelo ramo da indústria transformadora, com um peso de 9.3%. O ramo de aluguer de imóveis e serviços prestados às empresas e o da educação tiveram um peso de 7.3% e 6.6% respectivamente, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.

Um comunicado do INE recebido na nossa Redacção indica que os restantes ramos de actividade tiveram um peso conjunto de 30.1%. [OD]