Nacional

PM representa Moçambique na cimeira Índia-África

2015-10-28 05:52:34 (UTC+00:00)

O primeiro-ministro (PM), Carlos Agostinho do Rosário, vai hoje representar Moçambique em Nova Deli, na III Cimeira Índia-África, que, ao longo de três dias, deverá reforçar a cooperação entre o país asiático e o continente africano.

MAPUTO - "Durante a realização deste evento serão acordados mecanismos para o aprofundamento da cooperação nos domínios económico, comércio e indústria, agricultura, investimentos, financeiro, energia, 'economia-azul', infraestruturas, educação e formação, saúde, paz e segurança internacional", refere uma nota citada pela Lusa pelo gabinete do primeiro-ministro.

Carlos Agostinho do Rosário viaja em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi, e será um dos 43 chefes de estado e de governo presentes na cimeira, que, segundo a mesma nota, deverá aprovar uma declaração política e o quadro da parceria estratégica entre Índia e África para os próximos cinco anos.

À margem da cimeira, o primeiro-ministro, que segue acompanhado pelo ministro da Indústria e Comércio, Max Tonela, e empresários, terá um encontro com o seu homólogo indiano, Narendra Modi.

A delegação de Agostinho do Rosário, antigo embaixador de Moçambique em Nova Deli, participará ainda no III Fórum da Parceria de Negócios Índia-África, informa a nota do seu gabinete. [OD]