Nacional

PR diz que está em preparação encontro com Dhlakama

2015-07-28 06:37:31 (UTC+01:00)

O Presidente República, Filipe Nyusi, revelou ontem que estão em curso reuniões preparatórias informais para um encontro ao mais alto nível com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.

MAPUTO- "Se for finalizada a logística para esse encontro, durante esses dias, estou preparado para o encontro com o Dhlakama", declarou Filipe Nyusi, falando em conferência de imprensa em Guro, onde ontem terminou a sua presidência aberta de quatro dias à província de Manica.

Segundo a Lusa, Nyusi afirmou que as reuniões preparatórias em curso podem não resultar num encontro oficial se nas sessões de coordenação se concluir que não há motivos para nova ronda negocial, mas disponibilizou-se em todo o caso para conversar.

"Podemos encontrar para conversar outras coisas porque somos pessoas", declarou o chefe de Estado moçambicano.

Filipe Nyusi disse também não ter medo da ameaça do líder da Renamo de processá-lo por viajar para a Europa, alegadamente sem aval da Assembleia da República.

"Mas processar-me por fazer uma coisa que é do meu povo e dentro das regras? Disso não tenho medo", declarou hoje Filipe Nyusi, referindo que está a trabalhar dentro da lei para a população sair da miséria.

O Presidente desafiou o líder do maior partido da oposição a consultar a lei para fundamentar a sua ameaça e voltando a criticar a ausência de elementos da Renamo nas deslocações da presidência. [FM]