Nacional

PR envia mensagem de condolências à família Guebuza

2015-07-06 03:42:39 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, enviou ontem uma mensagem de condolências à família do antigo Chefe do Estado, Armando Guebuza, pela morte da sua mãe, Marta André Bocota, ocorrida sexta-feira em Maputo.

MAPUTO- “Tomámos conhecimento, com choque e profunda consternação, da notícia sobre o falecimento da Sra. Marta André Bocota, mãe de Sua Excelência Armando Guebuza, antigo Presidente da República de Moçambique, vítima de doença, ocorrido na noite do dia 3 de Julho de 2015”, refere a mensagem enviada a Redacção da FOLHA DE MAPUTO.

A mensagem acrescenta que “o desaparecimento físico de Vovó Marta deixa um enorme vazio não só no seio da família Guebuza como também em toda a família moçambicana. A sua morte constitui um golpe duro para as novas gerações, que precisam de figuras como Vovó Marta, que resistiu e persistiu a adversidades da vida durante a noite colonial”.

A mensagem do Chefe do Estado descreve as qualidades de Marta Bocota como tendo-se notabilizado pela responsabilidade de cedo, sozinha, educar, aconselhar, confortar e apoiar os seus filhos em todo o seu percurso da epopeica luta pela libertação nacional.

“Neste momento de profunda dor e consternação quero, em nome do Governo de Moçambique e de todo o povo moçambicano, endereçar a si, Presidente Armando Guebuza, e à sua digníssima família, as nossas mais sentidas condolências. Asseguramos que partilhamos com Vossa Excelência este momento difícil e fazemos sinceros votos que muito rapidamente se sintam reconfortados desta perda irreparável”, sublinha a mensagem. [FM]