Nacional

PR Nyusi defende união entre empresários de Tete

2015-08-03 08:29:46 (UTC+01:00)

O presidente mocambicano, Filipe Nyusi, instou este sábado os empresários de Tete a serem proactivos na procura das melhores soluções para os problemas locais, com vista a promover um desenvolvimento equilibrado desta província do país.

MAPUTO - Para o efeito, segundo Nyusi, citado pela AIM, os empresários devem ser capazes de estabelecer parcerias entre eles, para que as pequenas empresas se tornem em grandes.

O apelo nesse sentido foi feito durante um pequeno-almoço de trabalho havido numa das unidades hoteleiras da cidade de Tete, por sinal por ele inaugurado, sexta-feira.

“Não podemos estar tímidos”, exortou o Chefe de Estado moçambicano, em resposta a uma serie de questões que lhe foram colocadas pelo empresariado, entre as quais os elevados custos das portagens na Estrada Nacional Número Sete (EN-7), a falta de vias de acesso em condições para os locais de grande produção agrícola, inexistência de um matadouro e o facto de a maioria das empresas de Tete terem sido registadas na capital do país, situação que, segundo afirmaram, cria dificuldades na cobrança de impostos.

O elevado custo de aquisição de adubos e o não aproveitamento das condições naturais para a instalação de sistema de irrigação foram outros dos problemas apresentados.

Em resposta, o Presidente da República defendeu que a solução para a maioria destes problemas pode ser encontrada localmente, bastando, para isso, uma forte vontade e a união entre os empresários, através do estabelecimento de parcerias.[OD]