Nacional

PR Nyusi fala da visita de Zuma

2015-05-20 06:31:49 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou que a visita a Moçambique do seu homólogo da África do Sul, Jacob Zuma, deve ser vista como um momento de esperança em que os dois países precisam de estar mais unidos.

MAPUTO- Zuma será o primeiro presidente a efectuar uma visita de estado ao país, desde Nyusi foi investido ao cargo em Janeiro, acto que surge na sequência do convite a ele endereçado pelo estadista moçambicano no encontro havido entre ambos após a cerimónia de investidura.

“Queremos que os moçambicanos vejam a visita do Presidente Zuma como mais uma oportunidade para nos juntar e reflectirmos sobre a cooperação política, boa vizinhança, o grande impacto económico daquele país na nossa economia, os seus investimentos entre outros aspectos”, explicou Nyusi, falando hoje na cidade de Dodoma, no termo da visita oficial de três dias a Tanzânia.

Nyusi sublinhou que a visita não resulta da recente vaga de ataques xenófobos que cujos cidadãos de nacionalidade estrangeira, em particular moçambicanos, foram vítimas, uma vez que o convite surgiu numa altura em que o país se debatia com a problemática das cheias e da tragédia de Chitima.[MCM]