Nacional

Produção de tomate atinge 40 toneladas por hectare no país

2015-08-11 10:41:05 (UTC+01:00)

A Produção nacional de tomate já atingiu as 40 toneladas por hectare, cifra que se situa muito próximo dos padrões internacionais, que fixam entre 45 e 60 toneladas o volume de produção numa área de 10 mil metros quadrados.

MAPUTO - Com efeito, segundo o matutino Notícias, a produção no país é dominada por pequenos agricultores, mas, ao contrário do que se verifica com grande parte das outras culturas, estes agricultores atingem níveis de produtividade relativamente altos e, consequentemente, beneficiam de lucros elevados.

As estimativas do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Empresarial (SPEED) dão conta que em Moçambique cerca de 271.000 pequenos agricultores cultivam tomate.

A razão desta cultura ser popular entre os agricultores moçambicanos, segundo a fonte, é que o tomate é das poucas culturas que proporciona um produto alimentar fundamental e é, ao mesmo tempo, uma cultura de alto rendimento.

Segundo a FAO, o consumo e a produção do tomate tem sofrido um forte crescimento em Moçambique. No entanto, o país ainda importa uma quantidade significativa de tomate dos países da SADC, particularmente da África do Sul, que coloca no mercado moçambicano cerca de 72 por cento do tomate que exporta.[OD]