Nacional

Professores de 73 distritos passam a receber salários nas escolas

2015-10-22 10:53:40 (UTC+01:00)

A medida visa sanar o problema das longas distâncias que os docentes destes distritos tinham de percorrer para aceder ao salário, que é pago via caixas automáticas ou bancos.

MAPUTO-Segundo o Notícias, esta orientação foi dada pelo Chefe do Estado, Filipe Nyusi, no recente encontro que manteve com a Direcção da Organização Nacional dos Professores, com a entidade de tutela e instituições correlacionadas.

Este método de pagamento já vigorou no país antes da introdução do SISTAFE, que já conta com cerca de oito anos de vigência e que surge no contexto das reformas no Sistema de Administração Financeira do Estado, empreendida com o objectivo de melhorar a gestão do erário público.

Neste contexto, vai-se recorrer ao sistema de pagador, enquanto se estudam outras alternativas que permitam que os professores recebam os seus salários próximo dos seus postos de trabalho, evitando as deslocações para distritos mais próximos e que resulta na ausência dos postos de trabalho por longos períodos durante o ano. [FI]