Nacional

"Rádio pública não pode distrair-se com “concorrência pouco patriótica" ", diz Filipe Nyusi

2015-10-13 07:17:36 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse ontem que a Rádio Moçambique (RM) não pode deixar-se distrair com "concorrência pouco patriótica", considerando que a emissora pública deve garantir o direito à informação e à liberdade de imprensa.

MAPUTO - "O serviço público de comunicação não pode deixar-se distrair com a concorrência pouco patriótica", disse Filipe Nyusi, durante uma cerimónia de celebração do 40.º aniversário da RM, que se assinalou no dia 02 Outubro.

Enaltecendo a importância da RM na transmissão de "valores de unidade nacional", Filipe Nyusi considerou ainda que a emissora pública deve garantir aos cidadãos o exercício do direito à informação e a liberdade de imprensa.

Quando o país atravessa uma crise política, com recentes confrontações militares entre o maior partido da oposição, a Renamo, e as forças de defesa e segurança, Filipe Nyusi destacou a importância da RM na difusão de mensagens de paz e estabilidade, considerando esta a função de um órgão que luta pelos "interesses comuns dos moçambicanos".

"É na RM, principalmente, e devido à sua abrangência espacial, onde a nossa jovem democracia se aduba de hora em hora", afirmou o chefe de Estado moçambicano, apontando o pluralismo de ideias, a livre expressão e olhar crítico como características da emissora de rádio estatal.

"É aqui onde todos vão apresentar as suas ideias, lamúrias, celebração dos seus feitos ou pedido de socorro em face de momentos menos bons da sociedade", declarou.

A RM, prossegui Nyusi, foi importante no processo de alfabetização, através do seu proCjeto de transmissão de programas em línguas locais para expandir a informação e educar as populações, quando "o analfabetismo rondava os vergonhosos cerca de 90%".

"A RM fez mais que informar, formou os moçambicanos directamente em campanhas de alfabetização e educação de adultos", salientou Nyusi, enaltecendo o papel da RM na difusão da cultura e música moçambicanas. [OD]