Nacional

Recém-nascido abandonado por desconhecidos em Laulane

2015-05-20 08:43:28 (UTC+01:00)

Uma criança de aparentemente 8 meses foi abandonada por desconhecidos algures no bairro de Laulane, na cidade de Maputo.

MAPUTO - O recém-nascido que foi acolhido por uma família foi encaminhado à uma unidade sanitária mais próxima. Neste caso, o Hospital Geral de Mavalane, a fim do mesmo beneficiar de cuidados médicos.

Entretanto a família adotiva do menor, decidiu visitar o mesmo no hospital, mas esta intenção fracassou porque as autoridades hospitalares não permitiram alegando que a ciança não pertencia a esta família.

“Encontrei a criança numa via pública e levei ao hospital e depois disseram me para eu voltar para casa e que haveriam de me ligar, no dia seguinte quando cheguei no hospital, me disseram que a criança foi transferida para o berçário do Polana Caniço. Pedi a guia e fui dada, mas quando chegamos no berçário, levaram a guia e disseram-me que eu não tinha o direito de ver a criança, apenas salvei”, disse indignada Izilda Conceição.


Todavia, a direcção do Hospital Geral de Mavalane justificou-se.

“Dizer que a questão da proibição da familia não ter tido acesso para visitar o bebe, é que existe algumas áreas no hospital são de circulação restrita e o berçário também é uma dessas áreas, e isso devido a exposição a infecção. A proibição de acesso aos demais nessas áreas tem em vista uma medida de proteção”, Justificou Joao Tembe, director daquela unidade sanitária. [OD]