Nacional

Rede de esgoto atenta a saúde pública na Guerra Popular

2015-09-09 16:24:31 (UTC+01:00)

Não é novidade para nenhum residente da cidade de Maputo que a capital tem vindo a enfrentar, lá se vão anos, problemas de esgoto, que inevitavelmente atentam contra a saúde das pessoas.

Nesta quarta-feira, num dos pontos da avenida Guerra Popular, mas concretamente na zona da baixa da cidade, uma empresa de limpeza de esgoto, despejou parte das águas negras retiradas dos esgotos na via pública, pondo em causa a saúde de enumeras pessoas que passavam e que exercem actividades comerciais no local.

Interpelamos Mateus, vendedor que exerce comércio informal no local, que não escondeu seu desagrado ao dizer “ está situação nos incómoda, nós, além de vendermos, também, comemos aqui e tem aquela senhora ali que vende refrescos e outras coisas para comer”.

Ainda de acordo com outros vendedores, é comum ver águas negras a transbordar da rede de esgotos e galgarem o passeio. Os afectados são obrigados a conviver diariamente com o cheiro nauseabundo exalado pelas águas, no local.

“Eu não sei o que se pode fazer, mas devem arranjar as fossas, porque o cheiro e a água suja nos incómoda”, disse o vendedor. [FI]