Nacional

Renamo fixa quartel militar em Morrumbala

2015-09-03 16:32:34 (UTC+01:00)

A Renamo, o principal partido da oposição no país, anunciou na tarde desta quinta-feira em Maputo, ter fixado quartel militar no distrito de Morrumbala, ao sul da província da Zambézia.

MAPUTO - “O Partido Renamo quer partilhar com o povo moçambicano, que está em curso o cumprimento das decisões tomadas na Conferência Nacional dos Veteranos da Luta pela Democracia. Ontem dia 2 de Setembro foi concretizada a montagem do quartel de Morrumbala, cumprindo assim a decisão daqueles que lutaram pela Democracia e pelo bem-estar do povo moçambicano”, disse António Muchanga, porta-voz daquele partido.

Muchanga, explicou que a decisão da montagem do referido quartel não é do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, mas sim dos veteranos da luta pela democracia daquele partido.

“A decisão de montagem do quartel de Morrumbala, não é do Presidente Dhlakama mas, dos próprios veteranos da luta pela Democracia e o Presidente Dhlakama aderiu a esta decisão como forma de evitar que houvesse cisão no seio do Partido o que seria muito perigoso para a Democracia que pretendemos consolidar, tendo em conta que qualquer combatente poderia tomar decisão pessoal e pegar em arma sem um comando seguro”.

Muchanga, contou ainda que: “o Presidente Dhlakama esteve na tarde de ontem no local e ainda próximo do quartel chegaram 2 viaturas da U.I.R e os homens neles transportados disseram que foram mandados pelo Comandante Provincial da P.R.M da Zambézia para reforçar a escolta do Presidente Dhlakama, mas foram dispensados porque o Presidente se sente seguro sem eles tendo em conta que o abandonaram em Tete mesmo quando as negociações decorriam”.

Entretanto, Dhlakama continua com a sua agenda de trabalho na Província da Zambézia e deverá hoje escalar o distrito de Milange onde espera reunir-se em comícios populares com as populações do Posto Administrativo de Majaua na 6ª feira, Mongue no sábado e Milange Sede no domingo, depois dos cultos religiosos que se realizam no período da manhã.[OD]