Nacional

Salvador Namburete distinguido em Dubai

2015-06-07 14:45:42 (UTC+01:00)

O antigo ministro da Energia, Salvador Namburete, será distinguida esta segunda-feira (08), em Dubai, Emiratos árabes Unidos, no decorrer do 17 Fórum Africano de Energia com o prémio “EnergyNet Lifetime Achievement Award”.

MAPUTO - Moçambique, através de Salvador Namburete que foi ministro da energia no período 2005/2015 vem uma vez mais reconhecido o esforço levado a cabo pelo Governo moçambicano em geral e pelo antigo ministro em particular, com vista a impulsionar o sector da energia no país.

Com efeito, de 2005/2015 a expansão da electrificação rural permitiu a ligação de 7.0 milhões de consumidores o que representa 26.8 por cento da população moçambicana com acesso a energia da Rede Eléctrica Nacional (REN). A estes adicionam-se cerca de 4.6 milhões de consumidores que beneficiam de energia através de fontes renováveis, o que corresponde a 18.5 por cento da população, atingindo assim cerca de 45.3 por cento de moçambicanos com acesso a energia eléctrica em 2014, contra os 7% em 2004, catapultando o País para uma posição de destaque na região da SADC.

Importa sublinhar que o ano passado Salvador Namburete foi distinguido pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em Vienna com o prémio “The Petroleum Industry Award 2014” em reconhecimento ao trabalho desenvolvimento em prol do sector energético e petrolífero do país.

O Fórum Africano de Energia que se realiza anualmente visa discutir politicas e estratégias energéticas para áfrica e nele participam dirigentes africanos ligados ao sector, doadores internacionais e demais convidados.