Nacional

Sete somalis "travados" ao tentar viajar ilegalmente pra África do Sul, via Moçambique

2015-05-28 13:23:28 (UTC+01:00)

A Polícia da República de Moçambique (PRM), deteve sete somalis que fugiram do campo de refugiados de Dzaleka, no Malawi com a intenção de viajar ilegalmente até África do Sul, via Moçambique.

MAPUTO - Segundo reporta a imprensa malawiana, os sete somalis foram interceptados esta semana pelas autoridades moçambicanas, depois de terem entrado clandestinamente no território nacional.

O oficial das relações públicas no posto de migração de Dedza, James Tambula, disse que eles entraram em Moçambique em trânsito para África do Sul, considerado paraíso pelos imigrantes ilegais provenientes dos Grandes Lagos.

“Estamos a trabalhar para determinar o seu estatuto e no fim eles poderão ser levados ao tribunal para responder pelo crime de entrada ilegal no país”- afirmou Tambula, citado pela “Rádio Moçambique”.

Estima-se que mil imigrantes ilegais entram mensalmente no Malawi devido a vulnerabilidade das suas fronteiras e a conivência com alguns malawianos desonestos, que em troca recebem avultadas somas em dinheiro.[OD]