Nacional

SNP apetrecha estabelecimentos penitenciários do país

2015-07-05 06:24:17 (UTC+01:00)

Treze viaturas, entre ambulâncias e carros-celulares, vão apetrechar os principais estabelecimentos penitenciários do país, num projecto do Serviço Nacional Penitenciário que visa minorar o défice de transporte e assistência médica aos reclusos.

MAPUTO- Segundo o jornal Notícias, das 13 viaturas, cinco são ambulâncias para o transporte de reclusos doentes, sete são carros-celular a serem usados no encaminhamento dos reclusos para os tribunais e uma mini-bus para serviços administrativos.

Presentemente existem três estabelecimentos penitenciários regionais, nomeadamente Maputo, Beira e Nampula. Outros tantos são de âmbito provincial, quatro estabelecimentos penitenciários especiais de máxima segurança, sete para mulheres, e dois para jovens e um preventivo de Maputo.

Os estabelecimentos especiais de máxima segurança e de mulheres e jovens com a excepção de Maputo funcionam integrados nos estabelecimentos penitenciários provinciais, facto que perfaz um total de 81 estabelecimentos penitenciários com capacidade de 7924 reclusos, contra um internamento efectivo actual de 14.881 internos, a 31 de Dezembro de 2014. [FM]