Nacional

Sofala e Zambézia palcos de frequentes confrontos militares

2015-11-02 11:54:38 (UTC+00:00)

Os confrontos militares que nos últimos dias têm sido registados com frequência nas províncias da Zambézia, concretamente Morrumbala, e Sofala, na região de Satungira, no posto administrativo de Vanduzi, distrito de Gorongosa.

MAPUTO – De acordo com o jornal “O país”, os tiroteios têm resultado em vítimas humanas e danos materiais cujos dados ainda não foram tornados públicos do lado das Forças de Defesa e Segurança e dos homens armados da Renamo, visam desmantelar as bases da Renamo e desarmar as chamadas forças residuais da “perdiz”.

Esta foi a explicação dada pelo ministro do Interior, Jaime Basílio, na tarde da passada sexta-feira, no distrito de Gorongosa, Sofala, quando foi confrontado pela imprensa sobre as frequentes trocas de tiros naquelas regiões.

“O ambiente de paz interessa a todos nós. O que está a acontecer em Vanduzi e em Morrumbala são esforços de instituições com vocação que perseguem ninhos de instabilidade para remover estas ameaças, em obediência aos anseios de todo o povo moçambicano. Vamos seguir estes focos, estejam onde estiverem, até removermos o último ninho e o país passe a viver de forma tranquila”, disse o ministro. [OD]