Nacional
Suécia desembolsa 35 milhões de dólares para OE moçambicano
2015-07-25 07:36:14 (UTC+01:00)
Moçambique e Suécia assinaram, ontem, em Maputo, um acordo de apoio directo ao Orçamento Geral do Estado para 2016, no qual aquele pais europeu vai disponibilizar 300 milhões de coroas suecas (equivalente à 35 milhões de dólares norte-americanos).
MAPUTO- A diplomata divulgou o montante da ajuda da Suécia ao Orçamento do Estado de Moçambique no próximo ano, após assinar o acordo que formaliza o compromisso com a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane.
"Moçambique e Suécia têm estado juntos na cooperação para o desenvolvimento de Moçambique, as prioridades da cooperação entre os dois países são iguais", afirmou a embaixadora da Suécia em Maputo.
Irina Nyoni apontou a boa governação, combate à corrupção, promoção do equilíbrio de género e proteção ambiental como setores de maior enfoque do apoio sueco a Moçambique.
Por seu turno, a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique considerou a ajuda como testemunho das excelentes relações bilaterais entre os dois países.
"Este apoio traduz o contínuo empenho da Suécia na ajuda aos esforços de desenvolvimento e combate à pobreza em Moçambique e é sinónimo de que os dois governos partilham a mesma visão em relação às prioridades da cooperação", destacou Nyeleti Mondlane.
A Suécia presidiu até Junho ao grupo de países e instituições doadores do orçamento moçambicano, tendo passado a liderança do chamado G19 para Portugal. [FM]