Nacional

Sul-africanos lideram a lista de estrageiros presos por tráfico de drogas no país

2015-07-01 13:09:10 (UTC+01:00)

Os cidadãos sul-africanos estão no topo da lista nacional de traficantes estrageiros detidos por tráfico de drogas, pela Polícia da República de Moçambique (PRM).

As detenções destes estrageiros ocorreram ao longo do ano passado quando estes tentavam entrar para o país na posse de narcóticos.

De acordo com o “Jornal Notícias” a informação foi avançada ontem pelo director-geral do Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP), Eduardo Mussanhane, no decurso do III Conselho Coordenador daquele organismo, a decorrer em Bilene, província de Gaza.

Segundo explicou, dos 49 cidadãos sul-africanos encarcerados nas principais cadeias do país a maioria é composta por indivíduos detidos por tráfico de droga. Muitos deles foram detidos pouco depois de desembarcar no Aeroporto Internacional de Maputo provenientes de países da América Latina, como Brasil, Peru e Colômbia.

O director-geral do SERNAP referiu ainda que houve um registo de uma queda acentuada da população reclusa, correspondente a 4.2 por cento, ao longo do primeiro trimestre de 2014, comparado com o período homólogo de 2013.[FI]