Nacional

UE vai financiar sociedade civil moçambicana

2015-11-17 06:02:51 (UTC+00:00)

A União Europeia (UE) vai desembolsar cinco milhões de euros para apoiar a actuação das organizações da sociedade civil, anunciou ontem a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane.

MAPUTO - "Através desta parceria, foi dedicada uma verba de cinco milhões de euros para o apoio das capacidades institucionais das organizações da sociedade civil", disse Nyeleti Mondlane, falando durante a assinatura do acordo em Maputo.

Numa primeira fase, 11 organizações da sociedade civil espalhadas por todo o país serão beneficiadas, numa iniciativa que visa financiar também pequenos projectos de associações para superar os problemas das comunidades locais.

"O programa vai contribuir para a melhoria da governação e da cidadania em Moçambique, através do reforço da parceria e responsabilidade mútua entre as autoridades públicas, os autores não estatais e os cidadãos", declarou a vice-ministra moçambicana, enaltecendo o papel da UE no apoio a Moçambique durante os 30 anos da sua presença no país.

Nyeleti Mondlane apelou ainda às organizações beneficiárias para uma maior atenção na execução dos projectos, considerando que Moçambique dispõe de um "potencial enorme" no que respeita às qualidades deste tipo de iniciativas.

Quando o país atravessa uma crise política e militar, com registo de confrontos militares entre as forças de defesa e o braço armado do maior partido de oposição (Renamo), o chefe da delegação de UE, Sven Kuhn Von Burgsdorff, por seu turno, enalteceu a importância da sociedade civil para a resolução pacífica de conflitos internos, considerando-as um elemento crucial na defesa dos interesses da população.

"Um estudo publicado recentemente traça uma sociedade civil moçambicana em rápido crescimento e com impactos nas políticas públicas nacionais, um elemento muito importante", declarou Sven Kuhn Von Burgsdorff, acrescentando que, no entanto, são necessários mais apoios, como forma de fortalecer sua capacidade de intervenção. [OD]