Nacional

Venda de comida em viaturas poderá ser licenciada

2015-07-24 07:23:12 (UTC+01:00)

O Conselho Municipal de Maputo está a analisar condições para o licenciamento da venda de refeições em viaturas, um fenómeno que ganha cada vez mais espaço nas ruas da capital do país.

MAPUTO – Segundo o jornal “Notícias”, neste momento a edilidade está a interagir com os munícipes envolvidos na actividade na perspectiva de pensarem em adquirir viaturas apropriadas para o transporte de comida bem como de locais adequados para a venda, respeitando as formas mais correctas do manuseamento dos alimentos prontos a consumir.

A medida é feita tendo em conta a saúde dos consumidores e o saneamento do meio, segundo informações apuradas pelo nosso Jornal de fonte do Conselho Municipal de Maputo.

Apesar de se aventar a hipótese da regularização da actividade, não há ainda datas para a emissão de licenças.

A actividade é vista como sendo prática na óptica dos consumidores que não dispõem de tempo e recursos suficientes para ir às casas de pasto. Em contrapartida, é contestada pelos proprietários dos restaurantes e snack-bares por se traduzir numa concorrência sem igual, em prejuízo dos que têm obrigações fiscais.

Nos dias que correm a venda de refeições é desenvolvida em qualquer avenida da urbe e nalguns casos violando as regras de trânsito, pois os “carros de comida” são estacionados na faixa de rodagem e/ou até por detrás de outros, embaraçando a normal circulação, escreve o mesmo jornal, na edição de hoje. [OD]