Nacional

Vietname disposto a apoiar Moçambique no combate a caça furtiva

2015-07-28 08:10:10 (UTC+01:00)

Moçambique e Vietname, vão assinar esta semana, um memorando de entendimento no âmbito do combate a caça furtiva no país.

MAPUTO - O documento será assinado, no quadro de uma visita oficial que o vice primeiro-ministro do país asiático efectua a partir de amanhã.

Segundo o jornal “Notícias”, o embaixador do Vietname no país, Nguyen Van Trung, disse, sem entrar em detalhes, que o documento está em fase de finalização com o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, e caso nada falhe será homologado por ocasião da visita de Hoang Trung Hai, a convite do Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário.

Uma parceria entre Maputo e Hanoi, na vertente de protecção de espécies de fauna bravia, é vista com enorme expectativa, tendo em conta que os vietnamitas são, por diversas vezes, associados ao abate de rinocerontes e elefantes para o tráfico de respectivos cornos.

Actualmente, o Vietname investe e/ou assiste Moçambique nas telecomunicações, saúde, educação e agricultura, mas há movimentações intensas para que as relações abarquem outras áreas socioeconómicas. [OD]