Nacional

Violência domestica: Atendidas quase 5 mil vítimas na Zambézia

2015-09-23 10:52:50 (UTC+01:00)

Em cinco anos, no período compreendido de Janeiro de 2010 à Agosto 2015, os serviços de atendimento a pessoas que sofrem de violência domestica, na Zambézia, atendeu cerca de 7.639 casos.

MAPUTO-De acordo com o comunicado do Gabinete de Imprensa da Assembleia da República (AR), foram atendidas, naquela província situada no centro do país, nos últimos cinco anos 4.598 mulheres, 1.921 crianças e 1.120 homens.

De acordo com a direcção provincial da Mulher, Género e Criança que está por de traz do aumento da violência doméstica as crenças histórico-tradicionais, sustentadas por valores socioculturais negativos que sobrevalorizam o poder masculino, relegando a mulher à situação de subalternidade em diferentes ciclos da socialização.

A directora da Mulher, Género e Criança da Zambézia, Juliana Zilhão, divulgou as estatísticas, na última Segunda-feira, durante o encontro que manteve com o Gabinete da Mulher Parlamentar (GMP) da Assembleia da República.

O encontro enquadra-se no âmbito da monitoria da implementação da legislação que defende e promove a mulher e criança. [FI]