Nacional

XENOFOBIA: Zuma pede desculpas aos moçambicanos

2015-05-21 06:15:55 (UTC+01:00)

O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, pediu esta quarta-feira, em Maputo, desculpas ao povo moçambicano pelos actos xenófobos perpetrados pelos cidadãos do seu país que culminaram com a morte de três moçambicanos.

Zuma, que está de visita de Estado de dois dias a Moçambique, pronunciou-se nesses termos durante a reunião que manteve com o Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi.

“É importante pedir desculpa, em nome duma pequena minoria de sul-africanos, que protagonizou estes actos macabros, pois temos em conta que os povos da África do Sul e Moçambique estão juntos desde há seculos e nunca tiveram problemas”, disse Zuma, acrescentando que “esse acto chocou-nos bastante”.

Acrescentou que “estar aqui, pela primeira vez, depois do incidente, obriga-me a dizer que lutamos bastante para mitigar este acto macabro. Trabalhamos duro para que este acto não se repita, nunca mais”.

Por isso, Zuma sublinhou que “precisamos discutir alguns pontos sobre este acontecimento. Quero encorajar às famílias vitimadas de modo a se recuperarem rapidamente”.

“Ambos os países são irmãos”, concluiu.[MCM]