Nacional

Arrancam amanhã exames da 10ª e 12ª classes

2019-11-19 12:26:19 (UTC+00:00)

Trezentos e dezasseis mil alunos serão submetidos a exames da 10ª e 12ª classes que iniciam quarta-feira, à escala nacional.

MAPUTO- "Vamos examinar 316 mil alunos, sendo que 156 mil da 10ª e 160 na 12ª classe. São alunos que estão distribuídos pelos 1200 centros de realização de exames em todo o país", revelou Feliciano Mahalambe, director-geral do Instituto Nacional de Exames, Certificação e Equivalências.

Mahalambe disse à Rádio Moçambique que tudo está acautelado para que os exames decorram sem sobressaltos.

"Tudo está sob controlo, trabalhamos em coordenação com o Ministério do Interior, que nos disponibiliza equipas de polícias para acompanhar o processo. Temos inspectores no terreno, temos colegas técnicos que estão a fazer assistência a este processo, ainda de distribuição, que só vai terminar na terça-feira", afirmou.

Segundo Mahalambe, "o exame deste ano foi elaborado na base daquelas matrizes que já foran entregues às escolas, tanto para a 10ª classe, assim como para a 12ª", disse.

Entretanto, o director-geral alerta aos alunos e encarregados de educação para não se deixarem enganar por indivíduos de má fé que estão a fazer circular nas redes sociais exemplares falsos de exames finais da 10ª e 12ª classes, em troca de valores monetários.