Nacional

Bancos denunciam casos de falsificação de BI

2021-01-16 12:36:23 (UTC+00:00)

Quatro casos de falsificação de bilhete de identidade (BI) foram reportados, nos últimos dias, por uma agência bancária à Direcção Nacional de Identificação Civil (DNIC) da província de Maputo.

MAPUTO- Os indivíduos fizeram-se aos diferentes balcões da instituição bancária para abrir contas com os documentos falsos. Mas gestores das agências identificaram algumas anomalias nos BI apresentados e entraram em contacto com a DNIC, que constatou que se tratava de documentos falsos.

Segundo Alberto Sumbane, porta-voz da DNIC, a entidade tem estado a apertar o cerco à rede de falsificação de documentos, através do reforço da colaboração com as autoridades policiais. Indicou que os quatro cidadãos encontram-se sob custódia policial nas diferentes esquadras da província de Maputo.

“Nos últimos meses registamos um recrudescimento de casos de falsificação de bilhetes de identidade. Os criminosos abrem contas bancárias e desfalcam bancos ou criam sites para burlar pessoas desatentas”, sublinhou.

Sumbane garantiu que nos quatro casos registados não houve envolvimento de funcionários da instituição. O porta-voz apelou aos cidadãos a reportarem às autoridades policiais e à instituição em caso de perda do BI, para que não sejam penalizados se o documento parar em mãos alheias.