Nacional

CAPHIRINDZANGE: Curto-circuito em motobomba de drenagem por de trás do incêndio

2016-11-21 09:47:02 (UTC+00:00)

Um curto-circuito na motobomba, que era usada para a drenagem ilegal do combustível no camião cisterna, está por de trás do incêndio que culminou com a explosão do veículo e a morte de dezenas de pessoas, em Caphirindzange, Tete.

MAPUTO- Essas informações foram reveladas, hoje, à imprensa pelo porta-voz do Sistema Nacional de Salvação Pública (SENSAP), Leonildo Pelembe, durante o rescaldo semanal das actividades da instituição.

O SENSAP informou que o incêndio que fez até agora 73 vítimas mortais e muitos feridos graves, teve início no dia 15 com um curto-circuito que teria provocado uma pequena chama na motobomba que drenava combustível do camião cisterna.

A drenagem segundo Pelembe era feita por um grupo de motoristas que ao se darem conta do pequeno incêndio acionaram o SENSAP que se fez imediatamente ao local da ocorrência, mas o fogo já havia sido extinto.

Horas depois de o SENSAP ter deixado o local, já no dia 16, os motoristas puseram-se em debandada e a população aproximou-se do veículo para também poder obter combustível, e foi nessa altura em que ocorreu a explosão.

“A situação aconteceu em dois dias, começou no dia 15 na verdade, no dia 16 foi quando houve a explosão”, disse Pelembe.

Nessa altura o SENSAP fez ao local para debelar o fogo e levar as vítimas para as unidades sanitárias para receberem os devidos cuidados. [FI]