Nacional

Covid-19: Confirmados mais sete casos

2020-04-09 08:49:49 (UTC+01:00)

Subiu para 17 o número de casos de infecção pela covid-19 em Moçambique. Os sete casos foram confirmados, ontem pelas autoridades da Saúde, no seu habitual briefing diário de actualização de dados sobre a pandemia do novo coronavírus.

MAPUTO- Rosa Marlene, directora nacional de Saúde Pública, afirmou que nas últimas 24 horas, foram diagnosticados sete casos positivos de um total de 43 amostras testadas pelo Instituto Nacional da Saúde (INS).

A fonte explicou que seis, destes novos casos resultam das investigações feitas aos indivíduos de contacto com o trabalhador da Total, recentemente diagnosticado, em Afungi, na província de Cabo Delgado e o sétimo caso é um importado da África do Sul.

Os trabalhadores da Total, no acampamento de Afungi encontram-se todos em quarentena e há novos contactos nas províncias de Maputo, Nampula e Cabo Delgado, e em cinco países, nomeadamente, África do Sul, Austrália, Estados Unidos de América, Inglaterra e Nova Zelândia.

Neste momento, o laboratório do INS possui mais amostras em laboratório, resultantes do mapeamento dos 66 contactos com o doente considerado número 10, o trabalhador da Total.

Ilesh Jani, director geral do INS, explicou na ocasião que os trabalhadores da total encontram-se em três acampamento na zona de Afungi, onde estão cerca de mil funcionários, todos já em quarentena, para novas investigações de modo a quebrar o ciclo de infecção.