Nacional

Covid-19: LAM anuncia fim dos voos entre Maputo e Lisboa

2021-01-13 06:42:58 (UTC+00:00)

As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) anunciaram esta terça-feira o fim da ligação aérea entre Maputo e Lisboa devido à pandemia da covid-19.

MAPUTO- De acordo com o comunicado divulgado pela LAM, ″Os voos mantiveram-se até a data, conforme o programado, mas não foi estendido, devido à situação da pandemia da covid-19 na Europa e noutros países do mundo‶, refere. Mas apesar da interrupção, a principal companhia aérea de Moçambique frisa que a ″operação foi um sucesso‶.

A LAM, que havia reintroduzido os voos entre as capitais de Moçambique e Portugal em julho de 2020, via esta ligação aérea com muito rentável. Aliás, ficou patente aquando do regresso dos voos da LAM para aquele espaço europeu, em julho passado, após 10 anos de interregno. ″Olhamos ao tráfego e notamos que, de longe, esta é a rota que tem mais passageiros. Não só entre Lisboa e Maputo, como também de Maputo para Lisboa e depois para a Europa ocidental‶, afirmou, na altura do anúncio da operação, João Carlos Pó Jorge, diretor geral da companhia.

A operação, que era feita em parceria com a portuguesa Hi Fly, foi reintroduzida em julho.

Os voos entre Maputo e Lisboa eram efetuados às terças (Lisboa-Maputo) e quartas feiras (Maputo-Lisboa) através de uma aeronave Airbus A330-300.

Moçambique conta actualmente com mais 20 mil casos de infeção pelo novo coronavírus e mais de 100 óbitos.

Em Portugal, o cenário é bem mais preocupante, visto que já perderam a vida mais de 8 mil pessoas e são quase 500 mil os casos de infeção confirmados.