Nacional

Covid-19: Mais amostras a caminho do INS

2020-04-08 08:54:18 (UTC+01:00)

Trinta e três amostras de um conjunto de 63 recolhidas em indivíduos suspeitos de infecção, em Palma, província de Cabo Delgado, estão em análise laboratorial no Instituto Nacional de Saúde (INS), em Marracuene, província de Maputo.

MAPUTO- As restantes 30 amostras poderão chegar ao laboratório esta quarta-feira, com a equipa de epidemiologistas que estão a trabalhar na investigação de pessoas que tiveram contacto com um funcionário da Total, infectado pelo Covid-19.

O facto foi anunciado na tarde de ontem pelo director-geral adjunto da instituição, Eduardo Samo Gudo, falando na conferência de imprensa havida esta tarde, na cidade de Maputo.

A fonte explicou que a partir de hoje (8) serão divulgados os resultados do primeiro lote destas amostras e prevê-se que até sexta-feira seja anunciado o relatório do trabalho que está sendo realizado em Cabo Delgado.

Entretanto, Rosa Marlene, directora nacional de Saúde Pública, disse que nas últimas 24 horas foram testadas 57 pessoas suspeitas e ambos registaram resultado negativo, o que mantém em 10 casos positivos, dos quais um já recuperado. No total, já foram testados 424 suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus.

Por seu turno, orlando Mudumane, porta-voz do comando geral da Polícia da República de Moçambique, disse que 25 indivíduos foram encarcerados nas unidades provinciais em resultado da desobediência ao decreto presidencial de Estado de emergência.