Nacional

COVID-19: Mais dois casos positivos confirmados

2020-04-02 06:12:51 (UTC+01:00)

Sobe de oito para 10 indivíduos infectados pelo novo coronavírus confirmados em Moçambique, de acordo com o anúncio feito ontem pela directora nacional de Saúde Pública, no Ministério de tutela, Rosa Marlene.

MAPUTO- Segundo a fonte que falava no habitual briefing de actualização de dados sobre a Covid-19, nas últimas 24 horas foram testadas 17 amostras de pessoas suspeitas nos laboratórios do Instituto Nacional de Saúde e todos revelaram-se negativos.

Entretanto, mais dois casos foram diagnosticado em laboratórios privados (sul-africano e nacional) e ambos acusaram positivo para a Covid-19, elevando desta forma para 10 casos de Covid-19 confirmados no país.

Marlene explicou que os novos casos são de um jovem, com idade acima de 18 anos e estudante em Portugal, o segundo é um indivíduo de 60 anos de idade, oriundo da República da África do Sul.

“Neste momento, as autoridades estão a monitorar 124 contactos, de um total de 284 indivíduos testados pela saúde e, estão a ser investigados os contactos estabelecidos pelos dois novos casos para a sua monitoria”, frisou.

A dirigente reiterou que estando desde hoje, o nosso país em Estado de Emergência devido a calamidade humanitária é necessário submeter à quarentena obrigatória todos os indivíduos que viajaram para países afectados pelo coronavírus.

Proibir a realização de qualquer evento público, como cultos religiosos, desportivos, sociais, culturais, políticos, excepto do interesse do Estado. Limitar a circulação e entrada de pessoas no país.

Encerrar os estabelecimentos comerciais de diversão ou reduzir as suas actividades, e introduzir a rotatividade no trabalho, sem se esquecer da etiqueta da tosse e a lavagem constante das mãos com água e sabão ou com desinfectantes.