Nacional

Dom Carlos Matsinhe eleito presidente da CNE

2021-01-15 16:22:24 (UTC+00:00)

Dom Carlos Matsinhe foi eleito na manhã desta sexta-feira para o cargo de presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

MAPUTO- Matsinhe substitui no cargo Abdul Carimo, que esteve à frente da CNE por dois mandatos de seis anos cada.

A primeira sessão foi dirigida pelo membro mais antigo e mais velho da CNE, Rodrigues Timba, e juntou todos os 17 membros, com a participação do director-geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) e uma representante do Governo.

O processo de eleição não foi de todo em todo de concórdia: os membros indicaram, à primeira, Dom Carlos Matsinhe e Apolinário João como candidatos. Acontece que, logo depois desta indigitação, alguns membros como Salomão Moyana, Alberto Sábie e os dois propostos defenderam que a eleição era prematura, porque, no seu entendimento, os membros precisavam de mais tempo para se saber quem teria competências para dirigir a CNE.

O presidente da sessão disse que não havia como mudar os procedimentos legais e que, talvez, posteriormente, poderiam se fazer alterações à lei. Assim, foi-se à votação e Dom Carlos Matsinhe tornou-se, com 11 votos, no novo homem forte da entidade responsável pela supervisão do recenseamento e dos actos eleitorais no país.