Nacional

Exames finais realizam-se numa única época

2021-01-20 07:43:36 (UTC+00:00)

Os exames finais da 7ª, 10ª e 12ª classes, 3º ano de Alfabetização e Educação de Adultos (AEA) e de Formação de Professores serão realizados numa única chamada, para permitir que os alunos e professores se preparem adequadamente para o ano lectivo 2021.

MAPUTO- O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) justifica a medida com o contexto em que o país vive, caracterizado pelo alastramento da Covid-19, com impacto na redução da duração do próximo ano lectivo.

A porta-voz da instituição, Gina Guibunda, refere que a segunda chamada será reservada à avaliação dos alunos que, por força maior, como é o caso de doença, não tenham respondido à primeira chamada, devendo apresentar o respectivo justificativo.

“É preciso perceber que estamos num ano atípico e, por isso, tivemos que tomar decisões ajustadas ao contexto em que se vive. A realização dos exames em uma chamada pretende dar tempo para a preparação do novo período lectivo”, acrescentou.

Para o presente ano lectivo, serão examinados mais de um milhão de alunos, distribuídos por diferentes níveis de ensino, dos quais 519.309 serão examinados na próxima semana, mais concretamente nos dias 25 e 26.

Os alunos da 10.ª e 12.ª classes serão submetidos à avaliação entre os dias 1 e 6 de Fevereiro, sendo que os resultados finais serão divulgados até 25 de Fevereiro. Entretanto, as direcções provinciais do pelouro terminaram, semana passada, o processo de reprodução dos enunciados.

“As escolas já receberam as matrizes dos conteúdos para se prepararem para os exames e todas as condições de prevenção da Covid-19 estão a ser acauteladas para evitar que as nossas escolas sejam locais de infecção”, disse.

Refira-se que o júri será composto por 20 alunos, decisão que surge na sequência do cumprimento do decreto presidencial, inserido nas medidas de prevenção da Covid-19. Nos anos anteriores cada júri ficava com 30 examinandos.